Suas finanças

Governo paga último lote de restituição do IR em 30 de setembro

Receita Federal vai pagar mais de 358 mil contribuintes no quinto e último lote, um total de R$ 562 milhões

O governo irá pagar em 30 de setembro o quinto e último lote de restituição do IR 2021. Ou seja, quem entregou a declaração e ainda não recebeu vai ver o valor total cair na conta que informou à Receita Federal.

Mais de 358 mil de pessoas irão receber neste lote, um total de R$ 562 milhões. Essa é a última das cinco datas estipuladas pelo governo para restituir os contribuintes em 2021.

A partir de outubro, o governo vai liberar as restituições a contribuintes que caíram na malha fina em 2021 ou em anos anteriores e retificaram a declaração, corrigindo as inconsistências ou erros de informação.

Como saber se você está no último lote de restituição do IR

Além dos contribuintes que fizeram a declaração no prazo, até 31 de maio, a Receita vai pagar quem entregou o documento com atraso, até 15 de setembro, e não caiu na malha fina.

Mas, como saber se chegou a sua vez? Para descobrir se você está no último lote de restituição do IR, é só acessar a página da Receita Federal, clicando neste link. Vai aparecer essa tela:

Você deve informar seu número de CPF, data de nascimento, e digitar os caracteres que aparecerem embaixo. Depois, basta clicar em “Avançar”. Fácil, né?

Mas esse não é o único jeito de consultar. Você também pode fazer isso através do aplicativo Meu Imposto de Renda, que está disponível na Play Store (aparelhos Android) e na Apple Store (aparelhos iOS). Depois de baixar gratuitamente, é só fazer login e ir em “Consulta Restituição”.

Como descobrir se caiu na malha fina

Se você não receber no último lote de restituição do IR, pode ter caído na malha fina. Para saber se é o seu caso, acesse o seu cadastro no site da Receita Federal e clique no link “Meu Imposto de Renda”. Ele fica ao esquerdo da tela, na página de abertura do e-CAC.

Aí você verá uma linha do tempo com as últimas declarações que entregou. Então, clique em “Processamento” e depois em “Pendências da Malha”. Se você tiver algum tipo de pendência, irá aparecer nessa seção.

%d blogueiros gostam disto: