Institucional Destaques Nosso Agi

Tô de Dono/a: Cultura empreendedora na prática.

Como o Agi busca despertar o espírito empreendedor em seus colaboradores para que todos curtam ainda mais sua jornada profissional tornando alcançável o sonho de se tornar sócio.

Texto por: Lucas Aguiar, diretor de Gente e Governança do Agi

Quantas empresas esperam que as pessoas tenham espírito de dono? Mas quantas empresas possibilitam que elas sejam donas de fato? Não se trata de ter como sócias apenas quem ocupa cargos executivos e estratégicos, mas de tornar isso possível para todos que formam a companhia.

Afinal, se essas pessoas já estão criando valor e se comportando como donas, nada mais justo do que abrir mais esse espaço para que elas possam crescer junto com a empresa.

Aqui no Agi, vimos a empresa se valorizar muito ao longo da sua história, mas ainda há tanto espaço para crescer que a oportunidade de se tornar sócio é um sonho para muitos. Por isso, implementamos um programa de incentivo de longo prazo, chamado carinhosamente de Tô de Dono/a, que transforma o sonho de se tornar sócio em algo alcançável para todas as pessoas que estão nessa empreitada conosco. Com essa iniciativa, convidamos para a sociedade da empresa quem se destaca nas entregas de resultado e nas avaliações comportamentais, alinhando cada vez mais os incentivos dos nossos times aos dos acionistas.

Com a rodada mais recente do programa, totalizamos mais de 370 colaboradores no Tô de Dono/a, de consultores de vendas e analistas júniores a diretores, espalhados por todas as verticais da empresa, seja em áreas de negócio ou de suporte.

Três importantes destaques são que mais de 40% dessas pessoas não ocupam posição de liderança, que uma a cada seis pessoas do corporativo já faz parte do Tô de Dono/a e que a pessoa mais jovem no programa tem apenas 20 anos de idade.

O diferencial de ter um programa amplo como esse é que até mesmo as pessoas que ainda não fazem parte passam a se comportar como donas por se inspirarem com a possibilidade de serem eleitas na próxima rodada. Esse é o maior combustível da nossa cultura de empreendedorismo e, como mostram nossas pesquisas internas, está se tornando um dos principais motivos de engajamento com a empresa.

Uma cultura forte se constrói com práticas alinhadas ao que esperamos das nossas pessoas. Não basta apenas querermos pessoas com espírito de dono, que empreendam novas ideias e melhorias todos os dias, precisamos criar mecanismos para que esse tipo de atitude ganhe espaço, nome e identidade. E o Tô de Dono/a é uma prova disso, de que todos podem se transformar em empreendedores de verdade para curtir ainda mais a sua jornada profissional. E, de quebra, a gente ganha em engajamento e retenção de talentos no Agi e reforça a crença de que dividindo, crescemos juntos e vamos ainda mais longe.

Você também pode se interessar por:

Agi se estrutura para continuar avançando – Blog do Agi

Inovar é o único caminho – Blog do Agi

%d blogueiros gostam disto: