Tipos de banco: conheça os principais formatos de instituições financeiras

Você sabe quais são os principais tipos de banco existentes no Brasil? Antes de falarmos um pouquinho sobre esse assunto, é importante definirmos o conceito de banco, que nada mais é que uma instituição financeira que intermedia capital entre agentes superavitários e deficitários. Para deixar ainda mais claro: os bancos, sejam eles públicos ou privados, captam recursos de quem os obtém de maneira abundante e empresta esse capital para quem, em determinado momento, precisa do dinheiro.

No mercado, existem diversos tipos de bancos, cada um com a suas características e com uma importância para a sociedade. As principais instituições bancárias no nosso país são:

Bancos Comerciais

São, de uma maneira geral, a base do sistema monetário nacional. Os bancos comerciais são instituições financeiras que prestam serviço como captação de depósitos à vista e a prazo – conhecidos como CBD –, além de atividades básicas para pessoas físicas e jurídicas, como oferecimento de talão de cheque, cartão de crédito e serviço de conta corrente com cobrança de tarifas.

Bancos Digitais

Também conhecidos como bancos virtuais, esse novo tipo de banco está ganhando cada vez mais espaço no Brasil. São instituições financeiras que fornecem a abertura de conta bancária, cartão de crédito, plataforma de investimentos, seguros e consórcios, tudo isso feito digitalmente, através do computador ou celular.

Bancos de Investimentos

Responsáveis por fomentar os investimentos de médio e longo prazo para pessoas jurídicas, os bancos de investimentos também fazem operações de fusões, aquisições e gestão de patrimônio.

A grande diferença entre bancos comerciais e de investimentos é que o primeiro procura captar recursos à vista ou a prazo, ao passo que o segundo não pode captar recursos através de depósito à vista, somente a prazo.

Bancos de Desenvolvimento

Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras públicas que podem atuar de acordo com a política monetária do país. São eles que financiam projetos com objetivo de promover o desenvolvimento econômico de uma região ou setor da economia.

Um dos bancos de desenvolvimento mais conhecidos do mundo é o Banco Mundial, que efetua empréstimos a países em desenvolvimento. No Brasil, temos o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), instituição do Governo Federal que tem a função de financiar a atividade econômica.

Agora que você sabe um pouco mais sobre os principais tipos de banco, fica fácil de enxergar porque o Agibank é um banco tão único e inovador. Quer fazer tudo pelo celular? A gente tem um app. Prefere usar o computador? Só acessar nosso internet banking. Gosta de olho no olho? Perfeito, temos pontos de atendimento em todo o Brasil. E se você quiser às vezes de um jeito e às vezes de outro, tudo bem. O que faz da gente um banco completo não é só oferecer conta corrente, cartão de débito e crédito, investimentos, empréstimo pessoal e consignado, meios de pagamento, seguros e consórcios. É estar ao seu lado o tempo todo, do jeito que você quiser.

Rolar para cima