Seus investimentos

Qual é o seu perfil de investidor? Saiba como descobrir

Saiba como descobrir o seu perfil de investidor, o que significa cada um dos perfis e como isso pode ajudar você a investir o seu dinheiro

Saber qual é o seu perfil de investidor é um passo importante para você começar a investir. É que cada pessoa tem necessidades e objetivos diferentes, e isso tem que ser levado em conta na hora de escolher o tipo de aplicação em que você quer colocar o seu dinheiro.   

Para ajudar você a dar esse passo com mais segurança e tranquilidade, o Agi Investimentos disponibiliza no app um teste gratuito. São 11 perguntas de múltipla escolha sobre os seus objetivos, sua disponibilidade em assumir riscos e o tempo que pretende deixar o seu dinheiro rendendo.   

Ao final, você descobre se é um investidor conservador, moderado ou arrojado. Essa classificação serve para que você possa buscar o investimento certo no Agi Investimentos. Isso é importante porque a plataforma oferece mais de 1 mil opções, entre fundos, títulos de renda fixa e ações da bolsa de valores.   

Mas, o que significa cada um desses perfis? Siga no texto que vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.   

O que é o Agi Investimentos  

Primeiro, vamos contar um pouco para você sobre o Agi Investimentos. A plataforma traz centenas de opções de títulos de renda fixa e variável. E o melhor: com assessoria grátis e tarifa zero. Tudo isso para você sair de vez da poupança.   

Você pode se cadastrar através do app do Agi ou diretamente no app Agi Investimentos, que está disponível gratuitamente para aparelhos Android e iOS. Se quiser saber mais sobre como funciona a plataforma e o que você pode encontrar nela, é só clicar neste link.   

O que é um investidor conservador  

Os investidores conservadores são pessoas que não estão dispostas a correr tantos riscos na hora de investir e geralmente priorizam a liquidez, ou seja, a possibilidade de resgatar o dinheiro em um prazo menor. Então, se você valoriza a segurança em primeiro lugar, é possível que se encaixe nessa categoria.   

Em geral, quem tem esse perfil investe em ativos de renda fixa, como alguns títulos do Tesouro Direto e opções de CDBs, entre outros. Isso porque eles são mais previsíveis, e muitas vezes já indicam quanto você vai resgatar na hora em que faz a aplicação.   

Por outro lado, esse apego à segurança costuma limitar os investimentos a opções menos rentáveis. É que, no mercado financeiro, a rentabilidade alta tem relação direta com correr riscos.   

Mas os conservadores valorizam menos essa possibilidade do que a tranquilidade de investir em algo com  mais chances de retorno. Aqui geralmente se encaixam os investidores de primeira viagem, que ainda sabem pouco sobre investimentos.   

O que é o perfil de investidor moderado  

O perfil de investidor moderado está no meio do caminho entre o conservador e o arrojado. É que pessoas que se encaixam nele também gostam de segurança, mas já estão dispostas a assumir mais riscos em busca de uma rentabilidade maior.   

A meta aqui costuma ser manter o equilíbrio e preservar o capital no longo prazo. O moderado não se importa de ter algumas perdas se, no fim das contas, uma parte de seus recursos tiver a possibilidade de render um pouco mais do que os investimentos conservadores. 

Por isso, quem se encaixa nesse perfil pode também investir em renda variável. Ou seja, aplicar uma parte em títulos como LFT do Tesouro Direto e previdência privada, mas também ter algo em fundos de investimentos, por exemplo.   

Em geral pessoas que se encaixam nesse perfil já conhecem um pouco sobre investimentos. Precisam, no entanto, buscar informações mais aprofundadas para poder tomar decisões e ficarem confortáveis com as suas escolhas.    

O que é um investidor arrojado  

Diferentemente do investidor conservador, o perfil de investidor arrojado não se importa em correr riscos. Seu principal objetivo é obter retornos maiores de seus investimentos, mesmo que possa ter algumas perdas nesse processo.   

Por isso, pessoas que têm esse perfil preferem investir em renda variável, como ações da bolsa valores, moedas estrangeiras e fundos imobiliários. Elas também costumam ser bem-informadas e acompanhar o mercado de capitais.   

Isso porque, para correr riscos maiores, é importante conhecer bem os movimentos do mercado financeiro e ter controle sobre os seus investimentos. Ou seja, esse é um perfil de investidor mais maduro do que os outros dois.   

Como descobrir seu perfil de investidor no Agi Investimentos   

O Agi Investimentos quer ajudar você a encontrar as opções que mais combinam com as suas expectativas. Por isso, o app disponibiliza gratuitamente o teste de perfil de investidor.   

Mas, como isso funciona? É simples. Depois de fazer login, é só acessar o menu, que são aquelas três linhas no canto superior esquerdo da tela, e tocar no seu nome. Aí você vai ver uma tela assim:

Teste de perfil de investidor do Agi Investimentos

A partir daí, você terá que responder 11 perguntas de múltipla escolha. São questões sobre o seu estilo de vida, seus objetivos e o quanto você pretende esperar para resgatar o seu dinheiro. Ao final, você descobre em qual dos três perfis se encaixa.   

Assim você pode tomar decisões melhores quando for começar a investir pelo app. Mas isso é importante porque também ajuda os assessores de investimentos da plataforma a oferecerem as opções que mais combinam com você.    

%d blogueiros gostam disto: