Seu negócio

Sete livros sobre empreendedorismo que você precisar ler

Conheça alguns dos principais livros sobre empreendedorismo que podem ajudar você a desenvolver a sua startup e ampliar sua visão de negócio

Neste artigo, vou compartilhar alguns livros sobre empreendedorismo que trazem dicas úteis para alavancar a sua startup. São leituras que abordam o assunto sob diferentes perspectivas. 

Eu sou o Leo, analista de inovação da HypeFlame, que é a empresa de tecnologia do Agi. Durante 12 semanas, escrevi conteúdos sobre como desenvolver uma startup. Este é o último artigo da série. Para ver tudo o que já publicamos sobre o assunto, é só clicar neste link

Por que ler sobre empreendedorismo 

Uma das fontes mais preciosas de conhecimento são os livros, e o gênero de negócios está entre os mais populares. Parte do sucesso se deve ao ecossistema de startups, que consome e compartilha esse tipo de literatura.

Mas, como saber por onde começar? Para ajudar você a se situar entre tantas opções, escolhi sete títulos que podem fazer a diferença para quem está começando a empreender.  

1. A Startup Enxuta, de Eric Ries 

Talvez um dos livros mais indicados para quem está iniciando no empreendedorismo. Nele, Eric Ries fala sobre gestão ágil, abordando conceitos como MVP e métodos de validação de premissas. O autor apresenta diversos cases, o que deixa mais prática e didática a leitura. 

2. Organizações Exponenciais, de Michael S. Malone 

Considero uma obra-prima. Foi um dos primeiros livros que li sobre empreendedorismo, e que me mostrou pontos fortes das empresas que se destacam no mercado.  

Por definição do autor,  

“Uma organização exponencial é aquela cujo impacto é desproporcionalmente grande – pelo menos dez vezes maior – comparado ao de seus pares, devido ao uso de novas técnicas organizacionais que alavancam as tecnologias aceleradas.” 

Nesse livro, você irá aprender como desenvolver a sua empresa para que se torne exponencial. Além disso, entenderá os pilares de sustentabilidade e crescimento de grandes empresas. Tudo isso construído sobre uma sólida base teórica.   

3. A Startup de $100, de Chris Guillebeau 

Nesse livro, Chris Guillebeau defende que, antes de tudo, você coloque as suas ideias em prática. Só então deve começar a investir nelas. Para isso, apresenta diversos cases de grandes negócios que começaram com pouco. 

O livro traz ainda frameworks para ajudar você a construir uma proposta irrecusável. Além disso, dá dicas de como lançar, promover e planejar os próximos passos do seu projeto. 

4. A Cauda Longa, de Chris Anderson 

Esse é um daqueles livros para ampliar a sua perspectiva sobre negócios. E faz isso a partir de exemplos concretos, como o caso do Netflix.  

Segundo o autor, 98 a cada 100 títulos do streaming são reproduzidos pelo menos uma vez a cada 30 dias. E, para Anderson, isso é possível por causa do modelo de negócios do Netflix. 

Então ele explica a estratégia da cauda longa, que dá nome ao livro. A partir disso, mostra como ela colocou o streaming anos-luz à frente da Blockbuster, sua principal concorrente da plataforma quando ela surgiu. 

5.  Hacking Growth, de Sean Ellis e Morgan Brown 

Na minha opinião, o livro mais avançado e técnico da lista. Nele, Sean Ellis e Morgan Brown contam como criaram uma das estratégias de marketing mais úteis para startups. Também mostram como ela funciona na prática através de cases.   

Além disso, o livro fala sobre boas práticas que devem estar em todas as etapas do seu funil, desde a ativação até monetização do negócio. Ou seja, em pouco mais de 300 páginas, ajuda você a alavancar o seu projeto.

6. Receita Previsível, de Aaron Ross e Marylou Tyler 

Aqui outra obra técnica. Se Hacking Growth fala sobre estratégia de marketing, Receita Previsível foca nas vendas.  

Nele, os autores apresentam uma metodologia que pode ajudar a triplicar os resultados da sua empresa. E vão desde a apresentação e construção do papel do SDR até o diretor de vendas. Ou seja, oferecem material para você estruturar a sua área comercial. 

7. O Lado Difícil das Situações Difíceis, de Ben Horowitz 

Ben Horowitz é co-founder de um dos maiores fundos de investimentos da história e, portanto, um ídolo do ecossistema de startups. 

Nesse livro, ele compartilha diversos dilemas que enfrentou enquanto desenvolvia seus projetos. A obra é imperdível porque Ben é o tipo de empreendedor que não esconde a verdade. 

Ele conta, por exemplo, como nunca se sentiu tranquilo ao tomar decisões importantes. E mostra como o crescimento, às vezes, ocorre de formas que ninguém pode controlar.  

O livro tem momentos cômicos, mas não perde a seriedade quando necessário. Como, por exemplo, quando o autor fala sobre tomar decisões: 

“Se há uma habilidade que distingue uma pessoa adulta de uma criança é a capacidade que o adulto tem de se concentrar e tomar a melhor decisão possível quando não existe nenhuma boa decisão a ser tomada.” 

Ben segue a mesma linha de raciocínio para falar sobre situações estressantes, como demissões em massa, fusões e aquisições e amizades no trabalho. De todos os livros que citei, para mim, esse é o must-have, aquele que você tem que ter na sua biblioteca. 

Além dos livros sobre empreendedorismo 

Agora que você já conhece sete importantes livros sobre empreendedorismo, gostaria de agradecer pelo seu tempo. Afinal, foram 12 semanas de conteúdo sobre como criar e desenvolver o seu projeto de startup.  

Se esse material foi útil para você, deixe a gente ficar sabendo. Envie um e-mail para a.base@agi.com.br contando como os artigos ajudaram na sua jornada empreendedora.  

Também fique à vontade para enviar qualquer dúvida sobre o tema. Aliás, isso vale tanto para este quando para os outros 11 artigos. 

Pela última vez, fico por aqui. 

Be epic, 

Leo. 

%d blogueiros gostam disto: