Navegue com tranquilidade: dicas para usar a internet em segurança

Nesse período de isolamento social em função da pandemia do Covid-19, a recomendação é de, sempre que possível, ficar em casa e evitar ambientes com aglomerações. Em razão disso, as pessoas estão passando mais tempo em casa, o que acaba por aumentar, também, o tempo em que ficam conectadas à internet.

Na hora de usar as redes sociais para manter o contato com amigos e família, acessar sites de notícias para se manter atualizado ou usar aplicativos para fazer compras e pagar contas, é preciso estar atento a algumas noções básicas de segurança digital. Isso tudo para garantir que você possa navegar pela internet com tranquilidade e sem correr risco de cair em golpes virtuais e ter seus dados usados indevidamente.

Antivírus, ativar!

Mantenha o antivírus do seu computador sempre atualizado. Muitos programas atualizam automaticamente, mas é importante que, de tempos em tempos, você confira se o antivírus está funcionando corretamente. Mantê-lo sempre ativo pode evitar muitas dores de cabeça.

Senhas fortes

Seja muito cuidadoso com as suas senhas; não as divulgue, compartilhe ou anote em lugares de fácil acesso. Na hora de criar uma nova senha, evite usar informações como seu nome, sobrenome ou data de nascimento. Uma boa dica para ter uma senha forte é misturar letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais, e lembrar de alterá-la de vez em quando.

E-mails duvidosos? Delete!

Recebeu um e-mail com um anexo suspeito ou então um pedido para você clicar em um link duvidoso e fazer um download? Delete imediatamente. Muitos golpistas simulam e-mails enviados por instituições financeiras, por exemplo, para atualizar cadastro e roubar os dados dos usuários. O Agibank nunca faz esse tipo de atualização por e-mail, assim como nunca pede um valor antecipado para liberar empréstimos. Portanto, fique atento para não ser vítima de um golpe virtual.

Atenção redobrada com redes públicas

Se você está usando a internet através de uma rede pública ou wi-fi compartilhado, evite fazer transações financeiras ou compras pela internet. Isso porque redes abertas são ambientes pouco seguros e mais propícios para invasões.

Seja esperto com as redes sociais

Muita atenção com aquilo que você decide compartilhar nas redes sociais. O mais seguro é restringir o acesso às informações de seu perfil, deixando sua conta de Instagram fechada e suas atualizações de Facebook visíveis somente aos amigos. Você já sabe mas nunca é demais lembrar: jamais divulgue seu endereço, telefone ou número de documentos nas redes sociais.

Rolar para cima