Institucional

Dia da Consciência Negra: como ser antirracista  

Criado em 2003, o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é emblemático para a causa antirracista. Veja como se engajar nessa causa

Criado em 2003, o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é emblemático para a causa antirracista. A data é uma homenagem a Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares, que morreu nesse dia, em 1695. 

Mas, como aproveitar esse momento para avançar nessa luta tão importante? No quarto texto da série de conteúdos do grupo Falas Antirracistas, vamos lembrar por que isso é urgente e convidar você a se engajar no combate ao preconceito.   

Na semana passada, nós falamos sobre colorismo. Para ler todos os textos antirracistas do Blog do Agi, é só clicar aqui.    

A importância de ser antirracista  

“Não basta não ser racista. É preciso ser antirracista.” 

O último conteúdo da nossa série especial do mês da consciência negra parte de uma frase da escritora norte-americana Angela Davis. Apesar de ser dita há anos, ela não poderia ser mais atual. 

Isso porque atitudes de violência e discriminação contra pessoas negras continuam ocorrendo no mundo todo. Nomes como George Floyd, João Pedro, Ágatha e Miguel são somente alguns de vítimas do preconceito que estamparam os jornais nos últimos anos.  

Eles são uma triste prova de que o caminho do combate ao racismo ainda é longo. E, ao mesmo tempo, avançar é cada vez mais urgente.  

Como ir além do Dia da Consciência Negra 

O Dia da Consciência Negra é uma data para lembrar tudo o que já passou e reforçar a importância de ampliar o debate sobre racismo no Brasil. Mas ele por si só não irá acabar com o preconceito.  

Para ajudar a combater as diversas formas de racismo, o grupo Falas Antirracistas do Agi resolveu partir para a ação. Através de uma cartilha antirracista, trazermos muito do que você precisa saber para se aliar a essa luta.  

Isso é porque o Falas Antirracistas acredita que essa causa deve ser levada para além da empresa. Todos os lugares devem estar abertos a ouvir o que as pessoas negras têm a dizer e combater o preconceito.  

Falas Antirracistas no Agi     

O conteúdo que você acabou de ler faz parte da iniciativa Falas Antirracistas, que celebra um ano neste mês de novembro. Esse é um grupo interno formado pelos colaboradores do Agi com o objetivo de provocar reflexão sobre o assunto.     

Agora, convidamos você a abrir a sua mente e deixar as certezas de lado para absorver o máximo de informação possível. Quer se aliar à causa antirracista? Confira abaixo a cartilha antirracista e venha com a gente nessa luta. 

%d blogueiros gostam disto: