Suas finanças

Conta remunerada paga Imposto de Renda?

Afinal, conta remunerada paga imposto? Entenda como funciona a cobrança de tributos sobre esse benefício da conta corrente

Afinal, conta remunerada paga imposto? Se você já utiliza esse benefício da conta corrente, pode ser que já tenha se perguntado sobre isso.  

Neste texto, vamos contar para você como funciona a cobrança de impostos sobre a conta remunerada. Mas também vamos mostrar que isso afeta pouco o seu rendimento, principalmente quando você compara com o da poupança.  

O que é e como funciona a conta remunerada 

A conta remunerada é um tipo de conta corrente. Só que, diferentemente das contas convencionais, o seu dinheiro rende enquanto está lá. A gente explicou tudo sobre esse assunto aqui no blog, e você pode conferir neste link.  

Em alguns bancos, esse benefício é gratuito. É o caso da conta remunerada do Agi, que você abre em apenas três passos. Ela não cobra taxas nem tarifas, e ainda faz o seu dinheiro render. Quer saber como funciona? É só clicar aqui.  

De onde vem o rendimento 

O rendimento da conta remunerada vem de um investimento que o banco faz por você. Mas, como isso funciona?   

A instituição financeira pega o valor do saldo e aplica para você. São os juros dessa aplicação que voltam para a sua conta. Isso também já foi assunto por aqui. Se você quiser mais detalhes, é só acessar este link.  

Apesar disso, tecnicamente, a conta remunerada não é considerada um investimento. Isso porque não tem uma data específica para você resgatar o seu dinheiro. Ele pode ser movimentado a qualquer hora, sem que ninguém precise autorizar isso para você.   

Afinal, conta remunerada paga Imposto de Renda? 

Esse benefício não é um investimento, mas, como a gente explicou, o rendimento dele depende de uma aplicação. É por isso que a conta remunerada paga imposto.  

Imposto de Renda é um deles. A boa notícia é que esses valores incidem só sobre o rendimento, e não sobre o seu saldo inicial. Ele também fica retido na fonte, ou seja, o desconto ocorre automaticamente sobre o rendimento.  

Como o Imposto de Renda é cobrado na conta remunerada? 

Como a gente explicou para você, a cobrança do IR na conta remunerada é automática e ocorre apenas sobre o rendimento. Mas o valor diminui com o passar do tempo.  

Ao todo são quatro faixas de desconto, a primeira delas vale para os resgates feitos nos primeiros 180 dias, e a última, para resgates feitos depois de 720 dias. Ou seja, quanto mais tempo você deixa o seu dinheiro na conta, menos vai pagar de impostos sobre o que rendeu. Veja a tabela:  

TABELA DE VALORES  

Como você pode ver, o melhor jeito de fazer o dinheiro render na conta remunerada é tentar deixar o saldo lá pelo maior tempo possível. Uma forma de fazer isso é colocar o vencimento das suas contas para uma data mais distante do que o dia do seu pagamento, por exemplo.  

E o IOF? 

Além do Imposto de Renda, outro tributo que incide sobre a conta remunerada é o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). Isso também tem a ver com o investimento que o banco faz para que o seu dinheiro renda na conta.  

O IOF é um imposto que tem como objetivo desestimular o resgate de dinheiro. Por isso, suas taxas são mais altas que as do IR. Para você ter uma ideia, caso queira retirar o dinheiro no dia seguinte à aplicação, o IOF come 96% do rendimento. É muita coisa, né? 

A boa notícia é que essa tabela também é regressiva. Além disso, o IOF incide apenas nos primeiros 30 dias do investimento. Ou seja, se você conseguir deixar saldo na conta por mais de um mês, se livra desse imposto.  

Conta remunerada vale a pena mesmo pagando imposto? 

Apesar de pagar imposto, a conta remunerada ainda é uma opção melhor do que a poupança, por exemplo. Aqui no blog a gente colocou isso na ponta do lápis: comparamos quanto o seu dinheiro rende nela e na poupança.  

Em todas as simulações, a conta remunerada se mostrou mais vantajosa do que a poupança. Ou seja, usar esse benefício da conta corrente é um jeito seguro e mais rentável do que a caderneta de fazer o dinheiro render sem esforço.  

Quer ver na íntegra como foi a comparação? É só clicar neste link.  

Como ganhar dinheiro sem esforço 

No Agi, a conta remunerada nada mais é do que a conta corrente que você abre quando se cadastra no app. Só que, diferente de uma conta corrente convencional, ela faz com que o seu dinheiro fique rendendo o tempo todo.    

E o melhor: ela é gratuita, sem taxas nem tarifas. E você pode abrir em apenas três passos. O processo é bem simples, mas, para você não ficar com nenhuma dúvida, explicamos tudo neste link.    

Todo o resto é como uma conta convencional: você pode sacar ou depositar dinheiro a qualquer momento, por exemplo. Também pode fazer transações e usar o Pix sem precisar solicitar nenhum tipo de resgate. 

%d blogueiros gostam disto: