O pagamento por aproximação, ou contactless, já é uma realidade no dia a dia dos brasileiros e tende a seguir ganhando espaço. Conveniente, seguro e ágil, o método ganhou um incentivo a mais com a pandemia do novo coronavírus, já que minimizou o contato físico entre as pessoas. A tecnologia NFC (sigla em inglês para Comunicação por Campo de Proximidade) permite que dois objetos que a possuam – nesse caso, cartões físicos, celulares e máquinas de cartão – possam interagir ao estarem próximos, eliminando a exigência de inserir cartões em máquinas e a necessidade de digitar senhas.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), essa modalidade teve uma alta de 187,8% em 2022 e totalizou R$ 572,4 bilhões. O Agibank também identificou um aumento no volume de compras pagas com a tecnologia “aproxime e pague” e no primeiro trimestre deste ano, registrou um crescimento de 121,7% na quantidade de transações realizadas quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Para Matheus Girardi, diretor de Clientes e Produtos da instituição financeira, a preferência do consumidor se deve ao fato do pagamento por aproximação garantir uma experiência rápida, prática e segura. “A comodidade de fazer compras e pagar contas no ambiente digital têm atraído muita gente. Não precisarmos mais andar com dinheiro em papel e frequentar caixas eletrônicos são duas das principais razões para o PIX e o pagamento por aproximação estarem conquistando cada vez mais a preferência das pessoas”, destaca.
Um levantamento realizado pela Mastercard, publicado em 2022, mostrou que 86% dos brasileiros tinham utilizado algum meio de pagamento digital ao menos uma vez nos doze meses anteriores. Para Glauber Correa, CEO da companhia, esse dado também reforça o impacto que a tecnologia traz para ampliar a inclusão financeira no país. “No Agibank, estamos 100% empenhados para investir na inovação e continuar apresentando soluções que possam colaborar cada vez mais com este movimento de democratização, proporcionando benefícios ao nosso negócio e para a sociedade como um todo”, salienta Correa.
Democratizar o acesso aos serviços financeiros sempre foi o pilar central de atuação do Agi, que nasceu com o propósito de fazer o dia a dia das pessoas melhor, gerando inclusão financeira e digital para todos. Entretanto, a instituição reconhece que existe uma grande parte da população brasileira que ainda precisa de suporte para usufruir das facilidades dos canais digitais e ter um acesso mais ágil e fácil a serviços que podem, de fato, melhorar a vida cotidiana. Por isso, o Agibank desenvolveu uma operação que une físico e digital.
“Além de oferecer uma plataforma completa de banco digital, temos quase 900 lojas físicas no Brasil, que funcionam como portões de acesso para o mundo virtual. Continuamos apostando no ‘olho no olho’ para alcançar quem precisa de um atendimento mais próximo e para ajudar de maneira eficiente todos os indivíduos que ainda precisam de apoio na hora de realizar uma operação. Todas as nossas unidades possuem atendimentos com abordagens mais humanizadas, que permitem aos nossos consultores identificarem quais canais e serviços fazem mais sentido para cada perfil de cliente. Para algumas pessoas pode ser mais fácil receber a atualização do saldo ou fazer a renovação de um produto pelo whatsapp, ao invés de usar o nosso aplicativo, por exemplo”, explica Correa.
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O pagamento por aproximação, ou contactless, já é uma realidade no dia a dia dos brasileiros e tende a seguir ganhando espaço. Conveniente, seguro e ágil, o método ganhou um incentivo a mais com a pandemia do novo coronavírus, já que minimizou o contato físico entre as pessoas. A tecnologia NFC (sigla em inglês para Comunicação por Campo de Proximidade) permite que dois objetos que a possuam – nesse caso, cartões físicos, celulares e máquinas de cartão – possam interagir ao estarem próximos, eliminando a exigência de inserir cartões em máquinas e a necessidade de digitar senhas.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), essa modalidade teve uma alta de 187,8% em 2022 e totalizou R$ 572,4 bilhões. O Agibank também identificou um aumento no volume de compras pagas com a tecnologia “aproxime e pague” e no primeiro trimestre deste ano, registrou um crescimento de 121,7% na quantidade de transações realizadas quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Para Matheus Girardi, diretor de Clientes e Produtos da instituição financeira, a preferência do consumidor se deve ao fato do pagamento por aproximação garantir uma experiência rápida, prática e segura. “A comodidade de fazer compras e pagar contas no ambiente digital têm atraído muita gente. Não precisarmos mais andar com dinheiro em papel e frequentar caixas eletrônicos são duas das principais razões para o PIX e o pagamento por aproximação estarem conquistando cada vez mais a preferência das pessoas”, destaca.
Um levantamento realizado pela Mastercard, publicado em 2022, mostrou que 86% dos brasileiros tinham utilizado algum meio de pagamento digital ao menos uma vez nos doze meses anteriores. Para Glauber Correa, CEO da companhia, esse dado também reforça o impacto que a tecnologia traz para ampliar a inclusão financeira no país. “No Agibank, estamos 100% empenhados para investir na inovação e continuar apresentando soluções que possam colaborar cada vez mais com este movimento de democratização, proporcionando benefícios ao nosso negócio e para a sociedade como um todo”, salienta Correa.
Democratizar o acesso aos serviços financeiros sempre foi o pilar central de atuação do Agi, que nasceu com o propósito de fazer o dia a dia das pessoas melhor, gerando inclusão financeira e digital para todos. Entretanto, a instituição reconhece que existe uma grande parte da população brasileira que ainda precisa de suporte para usufruir das facilidades dos canais digitais e ter um acesso mais ágil e fácil a serviços que podem, de fato, melhorar a vida cotidiana. Por isso, o Agibank desenvolveu uma operação que une físico e digital.
“Além de oferecer uma plataforma completa de banco digital, temos quase 900 lojas físicas no Brasil, que funcionam como portões de acesso para o mundo virtual. Continuamos apostando no ‘olho no olho’ para alcançar quem precisa de um atendimento mais próximo e para ajudar de maneira eficiente todos os indivíduos que ainda precisam de apoio na hora de realizar uma operação. Todas as nossas unidades possuem atendimentos com abordagens mais humanizadas, que permitem aos nossos consultores identificarem quais canais e serviços fazem mais sentido para cada perfil de cliente. Para algumas pessoas pode ser mais fácil receber a atualização do saldo ou fazer a renovação de um produto pelo whatsapp, ao invés de usar o nosso aplicativo, por exemplo”, explica Correa.
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